terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tem dono? Negocio e compartilho!

http://infojustice.org/wp-content/uploads/2011/01/creative_commons2.jpg


Tudo pode ser mais fácil quando não precisa de intermediários. Colaboração através do espaço e do tempo. Contar com a colaboração dos seus pares. Essa é a essência da Internet. 
As licenças Creative Commons oferecem uma forma padrão para os criadores de conteúdo concederem permissão para que outros possam usar seu conteúdo. Diferente dos Direitos Autorais (©) que nos obriga a pedir autorização caso queiramos usar uma obra (imagem, música, vídeo, texto)... Muito complicado não acham? Vejam como ficou simples:


Por exemplo, se você tiver uma criação de sua autoria, 100% original, você pode criar uma licença CC-BY de Creative Commons (cc), assim você concede a toda a comunidade do YouTube (ou qualquer outro veículo de comunicação) o direito de reutilizar e editar o vídeo.

Assim como o  YouTube, que permite seus usuários a marcarem uma licença CC-BY (atribuição - reutilização permitida). A atribuição é automática com a licença CC-BY, o que significa que qualquer vídeo que você criar usando conteúdo Creative Commons mostrará automaticamente os títulos dos vídeos de origem abaixo do player de vídeo. Você conserva seus direitos autorais, e outros usuários podem reutilizar o assunto de seu trabalho de acordo com os termos da licença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário