segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SOPA de letrinhas






Você já ouviu falar da SOPA ela foi comentado em alguns dos sites mais influentes da internet: Wikipédia; estavam em blecaute para protestar contra a lei antipirataria. Mas o que foi a SOPA?
Resumindo, SOPA era 
uma lei antipirataria que estava sendo discutida no Congresso americano, mas que graças aos Deuses, ela não foi aceita.

Caso o SOPA fosse aprovado, seria a primeira grande derrota da cultura da liberdade diante da cultura da permissão e do vigilantismo. Seria um grande retrocesso para a criatividade e para a inovação da comunicação em rede. A Internet poderia ser afetada nos seu sistema de DNS (sistema de nomes de domínio) e isto poderia alterar profundamente a sua dinâmica.
- Quem é a favor
 
?
As propostas têm apoio de emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais.
 A Disney, Universal, Paramount, Sonyx e Warner Bros. Apoiam esses projetos.

Quem é contra
 ?
 as empresas de tecnologia como Google, Facebook, Wikipedia, Craigslist, WordPress, entre outros, são contra os projetos de lei, alegando que, caso aprovados, eles teriam menos liberdade da internet e dão poderes em excesso para quem quiser tirar os endereços do ar, prejudicando o funcionamento da web em todo o mundo.
A Casa Branca também se manifestou contra os projetos, afirmando que eles podem atentar contra a liberdade de expressão na internet. Houve uma grande reação nos EUA contra a SOPA. O principal articulador da luta contra o bloqueio da Internet é a Electronic Frontier Foundation. Ativistas do mundo inteiro se mobilizaram contra essas medidas. Organizações sem fins lucrativos, tais como a Wikipedia e a Mozilla Foundation se mobilizam igualmente junto com corporações como o Google e o Yahoo. No Brasil, os ativistas da liberdade na Internet que lutam contra o AI-5 Digital se mobilizaram desde o ano retrasado para denunciar a SOPA.

Lamar Smith, proponente desse projeto, suspendeu o mesmo dia 20 de janeiro, quando foi perguntado o por quê da suspensão ele disse: "até que haja um amplo acordo sobre uma solução".

Um comentário:

  1. Tanta coisa pra mexer e vão querer podar a internet...que absurdo.


    Parabéns pelo blog...bastante coisas legais.

    ResponderExcluir