segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Le memes: Me gusta!


Quem criou o termo ”memes” oficialmente foi o escritor Richard Dawkins, no ano de 1976, em seu livro "O Gene Egoísta". Em resumo, é uma ideia que se propaga rapidamente. Um bom exemplo e atual para alguém que ainda não entendeu o que é isso, é o caso de Nissim Ourfali e seu bar mitzvah.

Não dá para afirmar com 100% de certeza quem foi o primeiro a usar o termo meme na internet. Porém, sabemos que Joshua Schachter se encontra dentre os primeiros nomes da lista. 

Em 2000, durante um festival de virais chamado Contagious Media, o termo meme usado foi pelos palestrantes para se referirem a este tipo de mensagem que rapidamente se propaga, ganha versões e pode ter seu significado alterado conforme o contexto. Com isso, a definição se espalhou pelo mundo junto com o conceito que ele carrega.
 
Virar um meme de internet não é muito difícil. Uma gíria ou bordão, desenhos, fotos, vídeos, ícones e até citações falsas podem virar um "hit" na web. Atualmente, diversos sites e blogs são conhecidos por popularizarem este formato de humor online, O BQ ta ai de exemplo.
 
Memes são adaptáveis e podem misturar mais de uma ideia. Neil deGrasse Tyson, físico e diretor do Planetário Hayden (Nova York), nunca imaginou que se tornaria um ícone da internet. Ao explicar sua predileção por Isaac Newton em um vídeo, ele é o famoso meme UI. Assista o video, de como surgiu meme Ui!
 
Outras celebridades são homenageadas em memes próprios, como o falecido cantor Freddie Mercury, o ator Nicolas Cage e até mesmo o terrorista Osama Bin Laden. Vídeos, como as paródias da música "Oração", cantada pela Banda Mais Bonita da Cidade, também podem ser consideradas memes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário